No dia 06 de setembro, o Presidente da ANEPE, Antonio Carlos Ferreira de Araujo, participou de reunião com o Sr. Dayvson Franklin de Souza, Secretário de Aquicultura e Pesca do Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, recém empossado pelo Ministro Blairo Maggi.

Essa reunião foi promovida pelo COMPESCA-FIESP, na pessoa de seu Coordenador, Roberto Kikuo Imai, e nela também estiveram presentes representantes de entidades e empresas ligadas à pesca comercial.

Reunião com o novo Secretario

Após as explicações do Secretário sobre a reestruturação que está promovendo na Secretaria (após a extinção do Ministério da Pesca e Aquicultura), os presentes apresentaram as principais características e aspirações e cada segmento.

Antonio Carlos, por parte da pesca esportiva, ressaltou ao Secretário a pujança dessa atividade no Brasil e sua capacidade de geração de renda, ganhos sociais e ambientais, sendo atividade inteligente e que, em conjunto com a aqüicultura, pode consistir alternativa às regiões mais carentes e àquelas assoladas pela predação ilegal desmedida de estoques pesqueiros.

Ao invés de relatar os problemas que a pesca esportiva enfrenta no Brasil, a ANEPE destacou aquilo que de positivo há na atividade e sua disposição em colaborar com a pasta numa agenda positiva, como, por exemplo, apresentar proposições inteligentes para estímulo da pesca esportiva no Brasil, o que rendeu a programação de uma segunda rodada de reuniões, agora em Brasília, programada ainda para setembro.

 

"ANEPE - Trabalhando para a Defesa e o Estímulo da Pesca Esportiva Brasileira"

Nos dias  25 a 26 de agosto de 2016,  o Conselheiro Estratégico  Marcos Glueck, esteve  presente em Brasília, para participar da  2ª Reunião do Comitê Permanente de Gestão e do Uso Sustentável dos Recursos Pesqueiros das Bacias Hidrográficas Amazônica e Tocantins/Araguaia – CPG Norte do Ministério da Agricultura- MAPA  

 

 Foto reunião CPG 25 e 26.08.2016

 

 

Segundo o site do Ministério da Agricultura o governo federal retomou a discussão com a sociedade civil organizada sobre políticas públicas voltadas ao desenvolvimento socioeconômico e sustentável da pesca nas Bacias Hidrográficas Amazônica e Tocantins-Araguaia.

 

O debate reuniu representantes da Secretaria de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), do Ministério do Meio Ambiente, de outros órgãos federais, estaduais e municipais e da cadeia produtiva da pesca artesanal.

 

O tema foi analisado durante a 2ª Reunião Ordinária do Comitê Permanente de Gestão e do Uso Sustentável dos Recursos Pesqueiros das Bacias Hidrográficas Amazônica e Tocantins-Araguaia (CPG Norte), realizada na quinta (25) e sexta-feira (26) da semana passada.

 

A discussão envolveu temas relacionados às questões ambientais, sociais e econômica da cadeia produtiva da pesca artesanal da Região Norte.

 

O diretor do Departamento de Planejamento e Ordenamento da Pesca da Secretaria de Aquicultura e Pesca, Sami Pinheiro de Moura, considerou positivo o resultado da reunião. “Trouxemos entidades públicas e da classe pesqueira para juntarmos informações e elaborarmos um projeto com ações mais coerentes com a realidade da pesca artesanal.”  

 

JÁ PARA A PESCA ESPORTIVA O SUCESSO DESTA REUNIÃO FOI À CRIAÇÃO DA CAMARA TÉCNICA DA PESCA AMADORA/ESPORTIVA, O OBJETIVO DESTA CAMARA É DISCUTIR OS ASSUNTOS VOLTADOS A ESTE SEGMENTO NA REGIÃO NORTE, INCLUSIVE A PRESERVAÇÃO DO TUCUNARÉ AÇU.

 

"ANEPE - Trabalhando para a  Defesa e o Estímulo da Pesca Esportiva Brasileira"

No período de 10 A 13 de agosto de 2016, a ANEPE esteve presente no Pesca Trade Show 2016. No dia 12 de agosto  2016, foi realizado um coquetel de boas vinda à nova Diretoria, Conselho Fiscal e Conselho Estratégico da Entidade.

O presidente atua da ANEPE, Antonio Carlos Ferreira de Araujo, em nome de toda Diretoria, homenageou o  ex-presidente Helcio Honda, por todo trabalho que foi feito nos mandatos de 2011/2013 e 2013/2016.

 Antonio e Helcio

 Alem das boas vindas à nova Diretoria, também foram apresentados os novos  integrantes do Conselho Estratégico, são  eles:

MARCOS VINICIUS GLUECK – Empresário, presidente da Fisihing Business – empresa operadora do turismo da pesca esportiva, consultoria para os destinos de pesca (Implantação, reengenharia, gestão de processos, marketing e comercial) e treinamentos de equipes (atendimento, relacionamento e formação de equipes de alta performance com base no estudo do Eneagrama), membro do conselho estratégico da ANEPE desde 2013 e pescador esportivo.

FELIPE BOGOMOLTZ - Publicitário, pesca desde os 5 anos de idade,  aos 9 se apaixonou pelo Black Bass. Foi um dos principais divulgadores do peixe através da web, c/ o site “BlackBass in Brasil” em 1997. Organizou encontros e palestras a sobre o Bass em SP. Realizou diversas campanhas de conscientização do “Pesque e solte”. Arrecadou fundos para campanhas de peixamento (reposição de estoque) em represas e lagos de São Paulo, e  como criador, em sua piscicultura se aprofundou no comportamento e estudos do peixe entre 99 e 2001. Fotografou e escreveu para revistas do segmento de Pesca Esportiva. Foi Membro de diversas  associações. Venceu o “França Bass Cup em 2000”. Pescou no “lago dos gigantes” lake Fork, Okeechobee. Grande defensor da pesca esportiva no Brasil.

RICARDO ALEXANDRE MIRA –  Administrador de empresas, atua no setor de Transportes de Carga e Logística há 19 anos, atualmente como Conselheiro, no Mira Transportes e sócio da empresa Rbm Empreendimentos e Participações. É  pescador esportivo ha mais de 25 anos.

DAIR HELAEHIL –  Administrador, pescador esportivo, Conselheiro da Federação Paulista de Pesca Esportiva, Turística e Ambiental e colaborador  do Clube TATTICA de pesca esportiva  .

ADALBERTO FRANCISCO DE OLIVEIRA FILHO,  mais conhecido como BETINHO OLIVEIRA - Economista, diretor da Betinho Fishing & Adventures Ltda. (1997), apresentador do programa Arte do Atado da FISHTV, presidente da Federação Paulista de Pesca Esportiva, Turística e Ambiental, colunista da Revista Pesca Esportiva e membro Efetivo da FIESP no Comitê de Cadeias Produtivas – COMPESCA.

RÉGIS PORTARI - Empresário, analista de sistemas, pescador esportivo há 25 anos, sócio fundador das Federações de Pesca Esportiva de SP e DF.

FLAVIO NAKAGAWA – Engenheiro Mecânico, trabalha com Náutica há 13 anos. Atualmente está na Yamaha Náutica. Já foi responsável pela rede de concessionárias da Yamaha no Norte, Centro Oeste, Nordeste e  Sudeste. Possui experiência em ações comerciais e técnicas realizadas em parceria nos torneios de pesca esportiva, teste drives em embarcações de fibra ou alumínio, palestras para formadores de opinião, mecânicos, marinheiros, usuários, frotistas, pescadores profissionais, colônias de pesca, etc.

LUIZ MOTTA – Iniciou sua trajetória profissional no ramo calçadista onde se destacou na criação, produção, desenvolvimento, gestão e lançamento de produtos. Partindo do sucesso nesses segmentos, desbravou novos mercados: construção civil, autosserviço, mercado financeiro e comunicação. Hoje é o Presidente do Grupo de Empresas, e também da FISHTV,  o mais jovem empreendimento do grupo

WAGNER MARTINS – Empresário, idealizador da marca Faca na Rede, pescador desde sempre, praticante do pesca e solte desde 2004, competidor nos principais torneios de pesca esportiva pelo Brasil. Faca na Rede é resultado da necessidade de produzir peças nacionais dentro dos padrões de qualidade internacionais, exigidos pelos grandes profissionais da pesca. O Faca na Rede acredita, apoia e patrocina mais de 14 equipes que participam de circuitos de pesca e torneios individuais. Também produzem peças personalizadas para equipes e clubes de pesca. 

NEWTON PAVAN – Advogado, sócio da Redai e praticante da pesca esportiva desde 1995.   A Redai nasceu da necessidade de criar produtos de excelente qualidade, comparados aos melhores equipamentos de pesca encontrados no mundo, porém, adaptados às espécies de peixes brasileiras.

SANDRO FRANCIO – Empresário no ramo da agricultura e do comercio, iniciou sua experiência empresarial no ramo imobiliário aos 25 anos e no ramo turístico aos 30 anos de idade. Há dez anos dedica-se a conhecer a cultura de outros países, procurando fazer investimentos dentro e fora do Brasil e buscando recursos exteriores para serem investidos no território nacional

A ANEPE dá as boas vindas ao seu Conselho Estratégico e deseja sucesso a todos seus Conselheiros !

Para o crescimento da pesca amadora esportiva no Brasil, é imprescindível a união de todos os segmentos a ela relacionados e atores nela envolvidos.

 

Diretoria (16/19):                                                                

Presidente: Antonio Carlos Cacá Ferreira de Araujo                      

1º Vice-Presidente: Helcio Honda                                       

2º Vice-Presidente: Nozomu Shimoshio                             

1º Secretário: Jairo Naca

2º Secretário: Marcos Okamoto

1º Tesoureiro: Marco Aurélio Militelli

2º Tesoureiro: Emílio Gimenez Montero

 

Conselho Fiscal  (16/19):

José Eduardo Cintra

Ricardo Iki Chiota

Shingi Mori

 

  

www.anepe.org.br

Prezados,

comunicamos a todos que a ANEPE fará parte do grupo de Ordenamento Pesqueiro do Rio Negro - Amazonas.

Após o apoio manifestado pela ANEPE a tal iniciativa, foi ela convidada, pelo senhor Radson Rógerton dos Santos Alves, Engenheiro de Pesca do  SEPA/SEPROR, a participar  dos trabalhos.

O objetivo do Grupo de Ordenamento Pesqueiro do Rio Negro é contribuir, discutir, apoiar, entre outros aspectos, junto a áreas onde existem conflitos entre as diferentes modalidades de pesca, visando o desenvolvimento local e regional sem conflito das atividades de pesca ao longo da calha do rio Negro - AM.

O público alvo do projeto são os Operadores da Pesca amadora/Esportiva, Pescadores Comerciais, Comunitários, Ribeirinhos, autoridades municipais e produtores rurais. Estes podem compor comunidades tradicionais, assentamentos de reforma agrária, pequenos produtores rurais, entre outros.

Nas áreas focadas a disputa pela apropriação dos recursos pesqueiros estabeleceu intensos conflitos. A atividade de cada usuário tem certo grau de legitimidade, entretanto, considerando as variáveis sociais há uma implícita obrigação do Poder Público de proteger os interesses das populações tradicionais, principalmente, os bancos de proteínas das mesmas.

Na análise dos encaminhamentos capazes de reduzir os conflitos existentes entre a pesca comercial, amadora/esportiva, ornamental e de autoconsumo surge o Acordo de Pesca como instrumento, com grandes possibilidades para amenizar, encaminhar soluções e equalizar os diferentes interesses envolvidos.

O Acordo de Pesca é, em síntese, um acordo entre iguais com supervisão do Poder Público para que não haja preponderância de interesses, por isso, tem força de Lei, no entanto, só surtirá os efeitos desejados se envolver todas as forças vivas em atuação na área foco, isso inclui autoridades municipais, estaduais, Ministério Público, autoridades judiciais, policiais e todo conjunto de usuários. Uns terão a responsabilidade de fazer com que seja cumprido por ser norma legal, outros signatários diretos do Acordo, assumem por sua vez, obrigações de cumpri-lo, pois são autores das regras criadas.

Desse modo, a estratégia é envolver todos os segmentos, estimulando uma intensa participação na construção do Acordo que se dará via presença efetiva nas reuniões.

Os resultados esperados são: Diminuição dos conflitos das atividades pesqueiras; Incentivar o uso de acordos para melhor gestão dos recursos aquáticos; Distribuição de renda entre as comunidades inseridas nos acordos; Aumentar o numero de turistas que praticam a pesca esportiva no Amazonas; Aperfeiçoamento dos marcos regulatórios; Aumentar os números de tucunarés; Aumento dos "Troféus" tucunarés-açu acima de 8 kg - 20 lbs; entre outros.

 

MARCA SEMANA DO PEIXE 2015

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) aderiu oficialmente à mobilização em prol da 13ª Semana do Peixe. A data, entre 1º e 15 de setembro de 2016, foi referendada pela Secretaria de Aquicultura e Pesca (SAP), que lançou uma página especial dentro do site do Ministério com um banner rotativo na Home (Acesseaqui).

Além disso, o Mapa designou pessoal especializado para articular ações de mobilização e apoio ao setor privado. “As ações envolvem todos os elos da cadeia produtiva, desde o produtor até o consumidor final, e são realizadas nos principais pontos de comercialização e consumo de pescado: supermercados, feiras livres, bares, hotéis, restaurantes entre outros”, diz a página do Ministério.

Com o apoio oficial do Mapa, a campanha agora já tem um logotipo oficial e um manual de aplicação de marca - os mesmos de 2015. Ambos já estão liberados para uso em ações relacionadas à Semana do Peixe 2016 e podem ser baixadas nos links liberados ao fim deste informativo. Outras ações oficiais serão divulgadas em breve.

Mídia e patrocínios

A articulação do segmento produtivo ganhou recentemente o patrocínio das empresas Camil Alimentos, Gomes da Costa, Dell Mare e Alaska Seafood Marketing Institute. Os parceiros vão realizar iniciativas específicas no âmbito da Semana, com eventos, treinamentos e apoio à mídia.

Outra novidade é que a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) aproveitou a reunião recente de seu Comitê Jurídico, que congrega profissionais de diversos Estados do País, para falar sobre a realização da Semana do Peixe e convocar as empresas supermercadistas de modo que ajudem a divulgá-la dentro de suas corporações. No fim de agosto está prevista uma coletiva de imprensa na qual serão divulgadas diversas ações da campanha em todo o País.

Além disso, a entidade, que já havia iniciado a divulgação da campanha às suas 27 associações estaduais, agora vai distribuir o logotipo e identidade visual para folheteria nas lojas. Outro destaque da mobilização da Abras foi a reportagem publicada na edição de julho da revista SuperHiper, que pode ser acessadaaqui.

2º Anuário Seafood Brasil, com circulação na segunda quinzena de agosto, terá umartigo assinado em conjunto pelo coordenador da mobilização do setor privado em prol da Semana do Peixe, Abraão Oliveira, e por Pedro Pereira e Silvio Romero, coordenadores-adjuntos do Comitê da Cadeia Produtiva da Pesca e Aquicultura da Fiesp (Compesca).

Porta-voz da mobilização, Romero concederá entrevista em 05 de agosto para a TV Canção Nova, no programa Mais Saúde, apresentado pela nutricionista Dra. Gisela Savioli, que vai tratar do incentivo ao consumo de pescado.

Fazenda Marinha Ilha de Búzios também anunciou que fará uma missão com jornalistas para conhecerem a área da empresa, em Ilhabela (SP), especializada no cultivo de bijupirá.

Eventos paralelos

O Instituto de Pesca de São Paulo, uma das primeiras entidades a manifestar apoio oficial à campanha, divulgou sua programação completa de eventos dirigidos ao consumidor final. Nos 15 dias que compõem a Semana, vai realizar uma série de atividades no Museu de Pesca, em Santos (SP), e no auditório do instituto, na capital paulista.

Estão programadas oficinas de arte, palestras, visitas monitoradas e tendas montadas especialmente para apresentar ao público geral informações sobre a origem do pescado, aquicultura, meio ambiente, biologia marinha, consumo responsável, entre outros temas. Acesse aqui a programação completa definida em 25 de julho.

Outra pioneira na campanha entre as instituições de pesquisa e extensão, a Universidade Federal Rural do Rio Grande do Norte também anunciou que irá realizar palestras sobre como comprar e preparar produtos de pescado, hábitos e preferências do consumidor potiguar, além de minicursos, entrevistas e divulgações sobre os benefícios do consumo de frutos do mar, como informa o professor coordenador do Laboratório de Tecnologia do Pescado da UFRN, Rodrigo Carvalho.

Ainda no âmbito acadêmico, o Laboratório de Tecnologia de Carnes e Pescados da Universidade Federal do Tocantins também já endossou a iniciativa. “Nosso Laboratório vem participando ativamente nesse evento desde 2003″, diz o coordenador do espaço, o professor Pedro Ysmael Cornejo Mujica 

No dia 08 de setembro, a Fiesp irá realizar o seminário “O Sucesso do Pescado – Não é História de Pescador!”. Varejo, fornecedores e demais interessados irão conhecer os cases de sucesso que inspiram a cadeia produtiva.

Fique ligado aqui no site Seafood Brasil e em nossa página no Facebook (facebook.com/seafoodbrasil) para saber mais informações sobre este e outros eventos paralelos. Fique ligado!

SEMANA DO PEIXE 2016

O que é?

Um conjunto de ações e esforços da cadeia produtiva de peixes e frutos do mar no Brasil para estimular o consumo de pescado no País, tais como: campanhas promocionais no varejo e food service, eventos com a cadeia produtiva, oficinas educacionais para crianças, divulgação de materiais promocionais junto ao consumidor final, material promocional e educativo (receitas, melhores formas de preparo, como selecionar seu peixe etc) circulação das ações na grande mídia, entre outras.

Quando será realizada?

Entre 1º e 15 de setembro de 2016.

Como posso participar?

Mobilizando parceiros regionais e sua rede de contatos, criando ações que possam incentivar o consumo de pescado neste período.

Já há material de divulgação?

O Mapa já liberou o uso da identidade visual da campanha (logotipo e outras marcas), que será a mesma de 2015. Clique aqui para baixar o manual de aplicação da marca e aqui para baixar o logotipo em diferentes formatos.

Como fico informado sobre as ações da Semana do Peixe 2016?

Você receberá por e-mail newsletters periódicas com as informações mais recentes desta mobilização.

Para quaisquer dúvidas, fale com Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou:

Abraão Oliveira: (61) 9 9355-3849
Pedro Pereira: (11) 9 9730-5070

Fonte: http://seafoodbrasil.com.br/semana-peixe-ja-tem-logotipo-e-apoio-oficial-mapa-mobilizacao-setor/

 

Contato

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Av. Paulista, 475 - 3º andar

Bela Vista - São Paulo /SP

Tel: (11) 2149-0590 / 2149-0565

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