Presidente da ANEPE, Antonio Carlos Ferreira de Araujo, da entrevista para o site Terra da Gente de Campinas , filiada da Rede Globo


PESCA ESPORTIVA É ATIVIDADE ASSOCIADA À PRESERVAÇÃO DA NATUREZA


Prática de pesca não só garante a sobrevivência dos animais como aquece o mercado nacional.

Pescar, admirar, fotografar e devolver o peixe à água em perfeitas condições. Esses são princípios básicos na pesca esportiva, prática discutida há pelo menos 25 anos no Brasil como alternativa de sustentabilidade.

No País, há cerca de nove milhões de pescadores regularizados, a grande maioria praticante de pesque e solte. Para Antonio Carlos Ferreira, pescador esportivo e diretor da Associação Nacional de Ecologia e Pesca Esportiva (Anepe), a prática é importante para a conservação do meio ambiente e também para a economia.

O turismo associado à pesca esportiva contribui principalmente para a criação de postos de trabalho e demanda, entre outros serviços, estruturas de hospedagem e alimentação, aponta do diretor da Anepe.

A primeira reserva de pesca esportiva do Brasil foi regulamentada em 2001, no município de Jacareacanga, no Pará, nas margens do rio São Benedito. “A iniciativa nasceu da necessidade de garantir a conservação ambiental da ictiofauna, de manter a fauna e a flora em equilíbrio e promover o desenvolvimento do turismo sustentável”, explica Eunice Seravali, responsável pela reserva Thaimaçu.

Em 16 anos de atividade no rio São Benedito, Eunice observa nítidos sinais de preservação na região. “Não só a flora permanece intacta, como também a fauna revela sinais de aumento de espécies e até mesmo descobrimento de outras novas”, diz.

O trabalho de preservação na reserva envolve, segundo Eunice, a fiscalização do local e a proteção da região contra infratores que praticam pesca predatória, caça de animais selvagens e derrubada de árvores de lei.

Para a empresária, devolver o peixe à água é um exemplo de respeito à natureza e uma forma saudável de diversão para os praticantes. “Os turistas sempre se mostram felizes e satisfeitos com a quantidade de peixes encontrados na região. Além de ser uma questão ética e ambiental, trata-se de sobrevivência desse ramo turístico”.

 Fonte: http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/noticia/pesca-esportiva-e-atividade-associada-a-preservacao-da-natureza.ghtml

Contato

mapahome

Av. Paulista, 475 - 3º andar

Bela Vista - São Paulo /SP

Tel: (11) 2149-0590 / 2149-0565

JoomShaper