PROJETO SERRA DA MESA - UMA PROPOSTA DE REDESENHO CURRICULAR PARA AS ESCOLAS DA REGIÃO DO LAGO DE SERRA DA MESA – GOIÁS

LOGO extra OK Projeto monitoramento de Peixes Serra da Mesa

Uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação, Cultural e Esporte de Goiás - SEDUCE, Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA e Associação Nacional de Ecologia e Pesca Esportiva - ANEPE, referente ao programa de práticas curriculares inovadoras e desenvolvimento da Iniciação Científica e Pesquisa do Ensino Médio, com abordagem na temática “pesca sustentável e turismo no reservatório do Lago de Serra da Mesa”.

Este projeto tem como base o Projeto de monitoramento de peixes do reservatório de Serra da Mesa que se encontra em fase inicial de desenvolvimento com a proposta para lançamento nos próximos dias.

Elaborado pela equipe do Programa Ensino Médio Inovador - PROEMI, da Superintendência de Ensino Médio - SEM/SEDUCE, em parceria com o IBAMASuperintendência em Goiás; ANEPE e Equipe Gestora da rede pública estadual de educação de Goiás, tem como proposta fortalecer junto à comunidade escolar e à população local a importância do Lago de Serra da Mesa, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região.

O Projeto Serra da Mesa é uma Proposta de Redesenho Curricular para a comunidade escolar da Região do Lago de Serra da Mesa, cujo objetivo é contribuir no processo de inovação dos currículos do ensino médio, por meio do Campo de Integração Curricular (CIC) de Iniciação Científica e Pesquisa, tendo como estratégia de ação as premissas e desafios do Desenvolvimento Sustentável.

O projeto tem como intuito interagir diretamente com estudantes e professores do ensino médio e indiretamente com a população, buscando ampliar o conhecimento por meio de pesquisa aplicada, que possa contribuir para a resolução de conflitos do uso ou potenciais usos do lago.

Ary Soares, Coordenador do projeto junto ao IBAMA, avalia que: "Produzir e transmitir conhecimentos para a comunidade escolar e residentes, sobre ocorrência, causas, e consequências positivas e/ou negativas de uso do ambiente em que coabitam. É estrategicamente oportuno, buscando soluções de interesses comuns e que os resultados sejam de fato apropriados pelos atores envolvidos".

Vanessa Carvalho, Coordenadora junto à SEDUCE ressalta que: "esse processo educativo é de fundamental importância, pois terá forte interface com a população dos municípios lindeiros ao lago, propiciando o desenvolvimento de conteúdos didáticos pelos profissionais da educação para e com os estudantes do local, com potencial para alcançar o público não escolar, seja na relação direta com seus parentes, e/ou na relação indireta com a comunidade em geral"

"Nossa expectativa é de que projetos similares venham a ser desenvolvidos em outras regiões do país em que a pesca esportiva possa ser fator de sustentabilidade ambiental e econômica", diz Antonio Carlos, presidente da ANEPE

“Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tão pouco a sociedade muda.” Paulo Freire.

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