TERMO DE ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA ENTRE ANEPE E O IBAMA É PUBLICADO NO DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO

 

No dia 27 de junho de 2017, foi oficializado no Diário Oficial da União, o Termo de Acordo de Cooperação Técnica entre a Associação Nacional de Ecologia e Pesca Esportiva – ANEPE e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA de Goiás, uma parceria que visa à conservação ambiental de Serra da Mesa.

A cooperação entre Ibama e Anepe tem como objetivo a viabilização de ações destinadas à conscientização de prefeitos recém-eleitos, pescadores, empreendimentos ligados ao turismo de pesca, condutores de pesca e população da região, sobre os benefícios da proteção ambiental e da prática do pesque-e-solte, atividade que consiste em importante alternativa sustentável de ocupação e renda.

O projeto, que conta com licença via SISBIO, além de prosseguir com a coleta de informações relativas a tamanho e peso, fará também o tagueamento, que consiste em marcar individualmente os peixes capturados. Faz parte do processo o registro das coordenadas geográficas do local de captura. É prevista a medição, tagueamento e soltura de cerca de 50 mil peixes de diversas espécies, durante os próximos 5 anos. A expectativa dos coordenadores é saber se e quais espécies de peixes migram e quanto alteram de tamanho entre o momento de sua marcação e sua eventual recaptura.

O lago artificial de Serra da Mesa é o segundo maior lago do Brasil, formado para a construção da Usina Hidrelétrica de Serra da Mesa. Está em uma área inundada, com 1.784 km² na elevação 460 m (em relação ao nível do mar) e é o primeiro em volume de água com 54,4 bilhões de metros cúbicos.

 Logo e DOU

 

Contato

mapahome

Av. Paulista, 475 - 3º andar

Bela Vista - São Paulo /SP

Tel: (11) 2149-0590 / 2149-0565

JoomShaper