Nesta quarta–feira (17), tomaram posse no Palácio do Planalto, o conselheiro da ANEPE Marcos Vinicius Glueck e segundo secretario Antonio Carlos Ferreira de Araujo  como Conselheiros no Conselho Nacional de Aquicultura e Pesca – CONAPE, órgão colegiado consultivo do Ministério da Pesca e Aquicultura.

 Na sequencia da posse, foi apresentado pelo presidente do Conape e o ministro da Pesca e Aquicultura, Eduardo Lopes, lançamento do  evento “Os Diálogos Regionais da Pesca e Aquicultura”, a ser realizado entre os meses de agosto e setembro.

Segundo o ministro Eduardo Lopes “Vamos promover uma série de 7 encontros, com a presença de representantes qualificados do setor, para analisar o que já foi feito e apontar diretrizes para o futuro. Queremos dinamizar políticas como o Plano Safra, permitindo de fato o custeio da produção, tanto na pesca quanto na aquicultura e a promoção de investimentos como a  compra de novos equipamentos, tanto para pescarias quanto para criações”afirmou.

Para ele, um dos desafios do MPA, é derrubar preconceitos de agentes financeiros, melhorando as condições de financiamento e acelerando o processo de modernização do setor. “Com embarcações mais eficientes, como por exemplo, a pesca extrativa se torna mais seletiva e pode atingir pescarias que o País não realiza ou realiza pouco, como as localizadas em regiões mais distantes da costa, na Zona Econômica Exclusiva e em maiores profundidades, destacou Lopes. 

 O ministro finalizou o discurso, informando que o pescado, nos últimos anos, se firmou e se apresenta como uma grande oportunidade para o Brasil e para os Brasileiros. “Significa renda, emprego e desenvolvimento, associado à produção de uma proteína nobre, saudável e sustentável ambientalmente. É uma conquista do nosso País, do povo brasileiro, que temos a missão de defender e fazer crescer ainda mais”, disse.

  Esta é a quinta renovação do Conselho. Os novos conselheiros do Conape terão assento no colegiado por 24 meses, durante o biênio 2014-2016. As eleições dos representantes da sociedade civil foram realizadas no último mês de maio. 

Fonte:http://www.mpa.gov.br/index.php/ultimas-noticias/212-ministro-da-pesca-da-posse-aos-novos-conselheiros-do-conape

 

Contato

mapahome

Av. Paulista, 475 - 3º andar

Bela Vista - São Paulo /SP

Tel: (11) 2149-0590 / 2149-0565

JoomShaper